MésonPi Pré-Vestibular
Fashion

Medicina...

Atualmente a  carreira de médico está em alta no país. Sabemos que a demanda por atendimento médico nos próximos anos é uma crescente, digna de preocupação por governos e também da população, que a cada dia que passa aumenta a sua expectativa de vida. Com isto, a busca pelos cursos de graduação em medicina são campeões no quesito relação candidato/vaga, fato que aterroriza muitas pessoas. Pois bem, vamos a uma análise então sobre a aprovação neste curso.

 

Após 15 anos de experiência em vestibulares, pude observar que o desafio de ser médico começa muito antes de conseguir entrar no curso. Em média o aluno passa 3 a 4 anos tentando ingressar na univesidade, onde o fator que vai diminuir este tempo é a formação anterior do aluno e sua capacitação correta ao longo do cursinho pré-vestibular. O que acontece ao fim deste período é um estresse emocional que muitas vezes acaba levando a um excesso de conteúdo e capacitação e uma falta de equilíbrio emocional na hora de fazer a prova.

 


Um sonho que passa pelo vestibular

Surge então a busca pelo aluno 90%. Sim... para passar no vestibular em medicina o aluno tem que ser 90%. Este índice corresponde, em maioria, aos índices de acerto que um aluno precisa ter em um vestibular de medicina. E não adianta ser 90% apenas nas disciplinas mais difícies, como matemática, física, química e biologia. O aluno necessita ser 90% em todas as disciplinas do ensino médio, e é aí que "o bicho pega". Para isto, o aluno necessita assistir 90% das aulas que se propõe, mesmo não gostando de diversos assuntos. Volto a frisar, ele tem que ser 90% em tudo. Hoje em dia os vestibulares procuram os alunos mais uniformes, por isto muito usam médias em suas análises finais de notas. O fato de assistir aula atualiza o aluno e muitas vezes o fato de repeti-las facilita o processo de fixação. Portanto, não vale aquela velha frase: "Esta aula eu já assisti".

As horas de estudo precisam ser respeitadas também em 90%. A quantidade de horas são variáveis de acordo com a disponibilidade do aluno e disciplinas envolvidas. Leia a publicação "Como passar no vestibular". O aluno precisa entender que respeitar as horas de estudo faz parte de uma preparação gradual e equilibrada. Se você se compromete a estudar 40 horas da semana (estudante profissional), não pode ficar com uma média de horas abaixo de 36, pois é necessário respeitar estes horários. Dentista, médico, reuniões e etc, precisam ser colocados na agenda, mas o horário de estudo não pode ser sacrificado.

Uma rede de apoio para tirar dúvidas é  de importância vital. Muitas vezes se perde muito tempo em questões que já foram respondidas a muito tempo. Quanto mais rápido esta dúvida for sanada, mais rápido se avança neste assunto. O aluno, neste quesito, precisa ser 100%. Não se pode levar uma dúvida adiante, pois ela vai condenar todo um avanço que se necessita ter durante a preparação. Monitorias, professores acessíveis, plantões de dúvidas, amigos mais experientes são alguns dos recurssos que o aluno dispõe.

Analisar o rendimento. Esta é uma etapa muito importante. Qual a porcentagem que você aluno está acertando dos exercícos? Sim, os exercícios que você está fazendo diariamente durante seus estudos é uma forma de acompanhar seu crescimento. Vamos lá, apartir de hoje o aluno 90% vai fazer seus exercícios e vai colocar no cantinho de cada capítulo o índice de acertos. Você precisa saber o que mais lhe faz falta na hora de uma prova. Além disto, você poderá ver sua evolução, fato que poucos alunos acabam por fazer. Se seu índice é inferior a 75% significa que você precisa aumentar substancialmente seu estudo sobre o tema. Lembre-se... nada de deixar dúvidas. Refaça, após tirar as dúvidas, os exercícos e anote sua taxa de acerto. Os simulados também são ótimas ferramentas para medir o grau de evolução do aluno. Busque o índice de 90%. Saiba também que ningém consegue chegar lá sem passar pelo vale dos 10%, 20%, 30%... Muitas vezes é angustiante, porém encarar a realidade é o primeiro passo. Um bom filme para você que está encarando esta jornada: "Mãos talentosas"... como é sobre a carreira de um médico, creio que você irá amar este filme, servindo de inspiração e entusiasmo para conseguir sua vitória.

O caminho não é fácil, porém a vitória é certa, se os mecanismos corretos forem usados. Sempre digo que, no vestibular, a sorte só beneficia os mais bem preparados! Você pode tirar dúvidas comigo pelo email: socrates.mesonpi@gmail.com . Será um prazer compartilhar conhecimento com você.

 

Artigo escrito por Dr. Sócrates S. Ornelas

Biólogo formado pela Universidade de Brasília (UnB)

Mestre em patologia molecular (UnB)

Doutor em Patologia Molecular (UnB)

Atualmente cursa o 4º ano de medicina na ESCS do Distrito Federal.

Pré-Matrícula

Faça sua pré-matrícula e garanta descontos e fique informado sobre todas as nossas promoções, prazos e início das turmas. Em 2017 queremos você aprovado nos vestibulares mais concorridos do país. Venha fazer pare do time que já tem milhares de alunos nas melhores universidades do Brasil.

Fashion

Seja mais um aprovado! Seja mais um vencedor! Esperamos você para esta nova jornada que é entrar na universidade. Temo o melhor curso, com os melhores professores e uma inovadora metodologia de ensino. Nos faça uma visita e garanta a sua vaga nas próximas turmas que se iniciam. Se for fazer o concurso de bolsas... Boa Prova e que possamos estar juntos nesta nova saga de campeões!

MésonPi Pré-vestibular

ad banner